Os estilos educativos parentais e a regulação emocional: Estratégias de regulação e elaboração emocional das crianças em idade escolar.
Abstract
O fenómeno da regulação emocional tem-se revelado um tema de grande interesse ao nível da investigação científica pela importância que adquire na vida das pessoas e nas trajetórias de desenvolvimento adaptativo das crianças. O presente estudo procura compreender a relação que as dimensões de suporte emocional, rejeição e tentativa de controlo (EMBU-C, Canavarro & Pereira, 2007) estabelecem com o grau de elaboração emocional das crianças (Era uma vez…, Fagulha, 1997) tendo em conta os movimentos do mundo interno das crianças. Participaram na investigação 64 crianças retiradas aleatoriamente de uma população de 156 crianças, de ambos os sexos, dos 3º e 4º ano de escolaridade, do ensino público e particular e cooperativo.
Verificou-se que níveis mais elevados de suporte parental estão associados a níveis mais elevados de elaboração emocional e que a dimensão relativa à rejeição parental encontra-se associada a dificuldades ao nível da elaboração emocional confirmando o fenómeno emocional como convergindo para uma complexidade alicerçada na complexidade individual decorrente da importância de que a qualidade das relações parentais se reveste.
Full Text:
PDF (Português (Portugal))DOI: https://doi.org/10.14417/ap.844
Refbacks
- There are currently no refbacks.
Nº ERC: 107494 | ISSN (in print): 0870-8231 | ISSN (online): 1646-6020 | Copyright © ISPA - CRL, 2012 | Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149-041 Lisboa | NIF: 501313672 | The portal and metadata are licensed under the license Creative Commons CC BY-NC